saiba que eu tenho approach

09 maio, 2007

Livramento

Livramento de Nossa Senhora (conhecida na região também como Livramento de Brumado) é uma cidade que fica localizada no sudoeste da Bahia, a pouco mais de 200 Km de Vitória da Conquista, pertinho de Rio de Contas. Praticamente na Chapada Diamantina, já na estrada para lá (como em boa parte da região) é possível ver as bonitas serras da Chapada e arredores.

A cachoeira-de-Livramento-que-eu-não-sei-o-nome

Eu talvez nunca conheceria Livramento se não tivesse parte da família lá, ou talvez conheceria por causa de Rio de Contas, que é mais famosa por suas belezas. O Rio de Contas, que dá nome à cidade e passa pela região, é que forma boa parte das atrações das duas cidades, como a Cachoeira do Fraga, a Cachoeira do Raposo e a grande queda d’água em Livramento, cujo nome eu vergonhosamente desconheço (fica a cargo dos googlemaníacos trazer a informação).

O que fazer em Livramento? Bom, a cidade é pacata, a falta de transporte público coletivo favoreceu a proliferação de motos que é responsável por muitas cabeças rachadas na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O pessoal lá gosta de uma festinha nos fins de semana, a internet é barata (R$ 1,oo a hora), mas lenta, e não faltam LAN houses. Livramento é conhecida pela grande produção de frutas para exportação, principalmente manga. Porém, Juazeiro também anda produzindo bem na área e o pessoal de lá não está mais ganhando rios de dinheiro com a manga, para infelicidade minha, que estava pensando em fuçar alguma terra de herança familiar e começar a minha própria produção...

Viveiro de mudas de mangueira: toda vez que vamos lá, meu pai cisma de levar uma muda para casa só para assassinar por desidratação em um mês

Realmente espero que este post não seja tomado como qualquer tentativa séria de estimular o turismo a Livramento, já que em seguida, falarei da minha parca experiência sobre onde comer na cidade. Como tenho várias tias que lutam entre si para me hospedar quando estou lá, sempre como a deliciosa comida que elas preparam, cada dia em uma casa. Porém, quando estou com sorte, saio à noite e me bato com uma pizzaria chamada Águas Claras, que me apresentou uma pizza de Marguerita com tomate, azeitona, ovo e o queijo forrando tudo. A segunda opção? Um local chamado Boca Nervosa, que infelizmente não pude conhecer para melhor informar o interessado em conhecer a cidade que lê este humilde relato.

Infrações na língua inglesa também não serão toleradas

Bem, Livramento ainda tem uma trilha boa que é a antiga Estrada Real ou Estrada da Rainha, que vai até Rio de Contas e era usada quando não havia rodovia para lá. A primeira parte é uma subida em zigue-zague pela montanha, um pouco pesada; mas, uma vez no topo, você tem acesso à grande cachoeira pela parte de cima, de onde se vê toda a cidade. Andando um pouco mais, há a Cachoeira do Raposo, o Raposo (uma pousada agradável com piscina, uma bonita área e acesso direto à trilha), e chegando em Rio de Contas há a Cachoeira do Fraga, ótima para banho com suas águas geladíssimas e suas quedas mortais.

Não tentem isso em casa

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei curioso com essa história da cachoeira. Mas não achei nome nenhum pra ela, só achei que ela é formada pelo Rio Brumado.

Chefe disse...

Quer dizer que nem a parte do rio ser o Rio de Contas eu acertei?